Quando analisamos os filmes do Homem de Ferro, o primeiro e o segundo principalmente, vemos que no segundo filme nosso ilustríssimo Sr. Stark para se salvar do venenamento por Paládio (Pd), ele cria um elemento completamente novo, basado em informações dadas pelo seu Pai O_O". Bom, então agora vamos ver como hoje em dia são criados elementos sintéticos, e como realmente ocorre um envenenamento por Pd.
Atualmente, o processo de síntese de elementos tem como objetivo obter elementos que não estão mais presentes na crosta terrestre por diversos motivos, e este processo pode se dar por duas diferentes formas, a mais comum como o decaimento radioativo, ou seja, um elemento grande se decompõe em elementos menores, podendo este ser um elemento não natural e a outra forma por uma técnica chamada nucleosídase, que aproveita a instabilidade de alguns elementos como o Urânio para poder aumentar o seu tamanho e consequentemente formar alguns elementos novos com maior numero de prótons. A maioria dos elementos formados por nucleossíntese existem somente por um curtíssimo período de tempo, como é o caso do Nobélio que dura somente pouco mais de um minuto.
Então agora que nós vamos olhar para o peito do Sr. Stark e pensar enquanto químicos... Se ele sintetizou um elemento novo para colocar em seu reator de fusão (que é outra coisa que ainda não dominamos) como este elemento permanece estável por tanto tempo? Bom, vamos considerar que nos quadrinhos a tecnologia é mais avançada e que nosso querido Tony tem uma bela de uma herança genética, porém ainda acho improvável de se criar um elemento assim tão estável.
Vamos ao nosso outro ponto, o Envenenamento por Paládio. Bom, o Paládio é um metal, sólido a temperatura ambiente e muito utilizado por odontólogos para diversos tipos de tratamento, porém, vamos voltar ao assunto principal, como o Paládio pode envenenar uma pessoa?
SIM! Paládio pode de fato envenenar uma pessoa, causando Tosse, Urticárias, Dificuldades Respiratórias, Eczemas, e até Sensitização, ou seja, corrosão do tecido contaminado. No caso do nosso Homem de Ferro, o seu reator ainda por cima tinha a grande possibilidade de gerar neutrons livres de uma fusão não completa, que também causariam problemas ao nosso jovem. Portanto, ponto positivo para o envenenamento por Pd, visto que ele é real e traz sérias complicações à nossa saúde e a de nosso herói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário