segunda-feira, 26 de maio de 2014

Radioatividade - Heroina ou Vilã?


Você não vai poder fazer isso!

Não poderia deixar de falar de nosso bom e velho HULK nesse blog, correto?
Hulk, a.k.a Bruce Banner, era um cientista militar que, durante o teste de uma bomba acaba sendo atingido por Raios Gama, e milagrosamente não morre e se torna o Hulk, mas ele não é o único, podemos citar vários heróis e vilões que surgiram da radiação gama, como Matt Murdock, a.k.a Demolidor, Willian Bacon, a.k.a Homem-Areia e muitos outros.
Bom, todos nós sabemos que, tanto lixo tóxico quanto armas nucleares não dão poderes à ninguém, somente câncer no melhor dos casos porém hoje não estou aqui para falar de tragédias e sim de como a radioatividade tem ajudado a humanidade através dos anos.De todas as utilizações que a radioatividade pode ter para o ser humano as duas maiores são, com certeza, a geração de energia e sua utilização na medicina moderna.
Começando com o primeiro vemos que muitos países atualmente, inclusive o Brasil, utilizam de usinas nucleares como fonte de energia e quais as desvantagens e vantagens disso? Caso você não saiba como uma usina nuclear funciona de fato, deixarei no final do post um link que explica isso. Bom, voltando, quando analisamos esta energia vemos varias vantagens como a praticamente nula contribuição para o efeito estufa, ocupa pouco espaço de terreno, não depende de sazonalidades climáticas, tem uma grande concentração de energia em um pequeno espaço... Enfim, é muita coisa boa que a energia nuclear pode e nos trás, porém, o que não é tão bom.
Ao analisar o funcionamento de uma destas industrias, vemos que seu custo de implantação é alto, o mais alto entre todas, produz um resíduo que não possui tratamento e é extremamente tóxico ao meio ambiente, precisa ser isolada quando encerrada as operações, tem possibilidade de interferir diretamente no ecossistema local e, o pior, é o risco de acidentes na central nuclear, que aconteceu recentemente no Japão.
Deixo para vocês o gancho para realizarem uma pesquisa mais aprofundada sobre Energia Nuclear e formar sua própria opinião sobre ela, se ela é boa ou ruim apesar de tudo.
Sobre a Radioterapia vemos que não há muito o que se dizer sobre como ela ajuda na preservação da vida e no tratamento de pessoas com células cancerígenas, porém quero deixar somente o link de um vídeo que mostra um acidente que ocorreu aqui mesmo no Brasil com uma destas maquinas de tratamento radioterápico e como a Radiação pode ser perigosa quando não a conhecemos e o mais importante, ela não vai lhe dar superpoderes como os desses caras aqui:

.
Muito menos Isso!



Materiais complementares:

Vídeo sobre Radioatividade: CLIQUE AQUI!
Funcionamento de uma Usina Nuclear: CLIQUE AQUI!

Nota editorial: Eu sei que o GODZILLA não pertence ao universo do quadrinhos, mas e dai? Ele é Grande e Solta um raio radioativo da boca...  GOJIRA = GOD!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Analisando o Paládio do Sr. Stark


Quando analisamos os filmes do Homem de Ferro, o primeiro e o segundo principalmente, vemos que no segundo filme nosso ilustríssimo Sr. Stark para se salvar do venenamento por Paládio (Pd), ele cria um elemento completamente novo, basado em informações dadas pelo seu Pai O_O". Bom, então agora vamos ver como hoje em dia são criados elementos sintéticos, e como realmente ocorre um envenenamento por Pd.
Atualmente, o processo de síntese de elementos tem como objetivo obter elementos que não estão mais presentes na crosta terrestre por diversos motivos, e este processo pode se dar por duas diferentes formas, a mais comum como o decaimento radioativo, ou seja, um elemento grande se decompõe em elementos menores, podendo este ser um elemento não natural e a outra forma por uma técnica chamada nucleosídase, que aproveita a instabilidade de alguns elementos como o Urânio para poder aumentar o seu tamanho e consequentemente formar alguns elementos novos com maior numero de prótons. A maioria dos elementos formados por nucleossíntese existem somente por um curtíssimo período de tempo, como é o caso do Nobélio que dura somente pouco mais de um minuto.
Então agora que nós vamos olhar para o peito do Sr. Stark e pensar enquanto químicos... Se ele sintetizou um elemento novo para colocar em seu reator de fusão (que é outra coisa que ainda não dominamos) como este elemento permanece estável por tanto tempo? Bom, vamos considerar que nos quadrinhos a tecnologia é mais avançada e que nosso querido Tony tem uma bela de uma herança genética, porém ainda acho improvável de se criar um elemento assim tão estável.
Vamos ao nosso outro ponto, o Envenenamento por Paládio. Bom, o Paládio é um metal, sólido a temperatura ambiente e muito utilizado por odontólogos para diversos tipos de tratamento, porém, vamos voltar ao assunto principal, como o Paládio pode envenenar uma pessoa? 
SIM! Paládio pode de fato envenenar uma pessoa, causando Tosse, Urticárias, Dificuldades Respiratórias, Eczemas, e até Sensitização, ou seja, corrosão do tecido contaminado. No caso do nosso Homem de Ferro, o seu reator ainda por cima tinha a grande possibilidade de gerar neutrons livres de uma fusão não completa, que também causariam problemas ao nosso jovem. Portanto, ponto positivo para o envenenamento por Pd, visto que ele é real e traz sérias complicações à nossa saúde e a de nosso herói.


No final, o Sr. Stark foi bem representado, mostrando a realidade sobre o envenamento e a esperaça que com o advento da tecnologia possamos criar elementos estáveis a temperatura e pressão ambiente. Parabéns Tony, aqui vai um gif em sua homenagem.

  

terça-feira, 13 de maio de 2014

Vibranium e Adamantium - Dos quadrinhos e a ciência dos materiais.




Nos quadrinhos é comum vermos apresentadas vários elementos químicos fictícios com propriedades que não são compatíveis com um material real, como por exemplo, o Vibranium, que é o metal que compõe o escudo de nosso grande Capitão América que é extremamente duro, resistente e ainda por cima, leve. O quanto é possível um material ter uma alta resistência mecânica e alta dureza com baixa densidade, ao contrário do Adamantium que é denso, e também duro e ao mesmo tempo resistente. Quando analisamos somente estes dois elementos vemos que se fosse para um existir seria o Adamantium, visto que ele é extraído meteoritos e que o ser humano, até agora, não conseguiu acesso à nenhum material de fora do planeta.
Segundo Callister um material com alta dureza tende a ter uma baixa resistência mecânica, ou seja, tudo que é extremamente duro, também é frágil até onde se sabe o que gera um de nossos maiores problemas com relação aos dois metais visto que ambos não seguem esta regra. O Adamantium ainda tem a desculpa de ser Alienigena e o Vibranium? Hã? Onde está seu deus agora Capt. America.
Quanto a densidade em relação ao peso e dureza, não existe nenhuma prova de que uma liga precisa ser densa para possuir uma grande resistência mecânica deixando um ponto positivo para as ligas metálicas dos quadrinhos.
Lição de moral? Não confiem em tudo que os quadrinhos lhe apresentam a maioria das coisas não é correta, pode até ser parcialmente correta mas não confiem nos quadrinhos!





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Post Mais Heróico do Blog

Não é todo dia que vemos um blog sobre química e muito menos sobre química e super heróis, mas esta é a proposta. Criei este blog para tentar analisar o uso da química nos super heróis clássicos dos quadrinhos, como o Homem de Ferro e sua capacidade de criar um novo elemento, o que aconteceria com alguém que cai em um tonel de ácido ou até mesmo o se está correto um pokémon de água ser fraco contra um pokémon do tipo elétrico....
Por mais estranho que possa ser pensar que alguém vai perder seu tempo tentando analisar a química que existe dentro de cada história, jogo, filme, seriado, mangá (não devo colocar nada de mangá aqui, não gosto disso), quadrinho, livro e até tirinhas de jornal é isso que me proponho.
Os posts tem como objetivo serem feitos semanalmente, cada um temático de um herói então até semana que vem e desejo a todos uma boa leitura e um bom divertimento.