terça-feira, 13 de maio de 2014

Vibranium e Adamantium - Dos quadrinhos e a ciência dos materiais.




Nos quadrinhos é comum vermos apresentadas vários elementos químicos fictícios com propriedades que não são compatíveis com um material real, como por exemplo, o Vibranium, que é o metal que compõe o escudo de nosso grande Capitão América que é extremamente duro, resistente e ainda por cima, leve. O quanto é possível um material ter uma alta resistência mecânica e alta dureza com baixa densidade, ao contrário do Adamantium que é denso, e também duro e ao mesmo tempo resistente. Quando analisamos somente estes dois elementos vemos que se fosse para um existir seria o Adamantium, visto que ele é extraído meteoritos e que o ser humano, até agora, não conseguiu acesso à nenhum material de fora do planeta.
Segundo Callister um material com alta dureza tende a ter uma baixa resistência mecânica, ou seja, tudo que é extremamente duro, também é frágil até onde se sabe o que gera um de nossos maiores problemas com relação aos dois metais visto que ambos não seguem esta regra. O Adamantium ainda tem a desculpa de ser Alienigena e o Vibranium? Hã? Onde está seu deus agora Capt. America.
Quanto a densidade em relação ao peso e dureza, não existe nenhuma prova de que uma liga precisa ser densa para possuir uma grande resistência mecânica deixando um ponto positivo para as ligas metálicas dos quadrinhos.
Lição de moral? Não confiem em tudo que os quadrinhos lhe apresentam a maioria das coisas não é correta, pode até ser parcialmente correta mas não confiem nos quadrinhos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário